Os piores lugares do planeta para o trabalhador

Artigo original: “The Worst Places On The Planet To Be A Worker

http://www.huffingtonpost.com/2014/05/28/worst-countries-workers_n_5389679.html

Autor: Kevin Short

Publicado em 28/05/2014

 

Quais são os piores lugares do mundo para os trabalhadores?

Um novo relatório (em Inglês) da International Trade Union Confederation (lt: “Confederação Internacional de Sindicatos do Comércio”), uma organização de sindicatos através do mundo, expõe a situação dos direitos dos trabalhadores em 139 países. Para definir seu Índice Global de Direitos, a ITUC avaliou 97 medidores de direitos do trabalhador, tais como a possibilidade de se sindicalizar, leis e acesso à justiça trabalhista, e também a violência no trabalho. O grupo classificou cada país numa escala de 1 (melhor proteção) a 5 (menos proteção).

O estudo descobriu que, em pelo menos 35 países, trabalhadores foram levados à delegacia ou mesmo presos “como uma tática de resposta às demandas de mais direitos democráticos, salários decentes, condições de trabalho mais seguras e empregos estáveis”. Em nove países no mínimo, os trabalhadores são regularmente intimidados com assassinatos e desaparecimentos.

A Dinamarca foi o único país do mundo a obter a pontuação máxima, o que quer dizer que essa nação é perfeita nos 97 indicadores de direitos do trabalho.

Os EUA obtiveram a embaraçosa pontuação de 4, indicando “violações sistemáticas” e “sérios esforços em esmagar a voz coletiva dos trabalhadores”.

“Países como a Dinamarca e o Uruguai lideraram a classificação por causa de suas fortes leis trabalhistas, mas talvez surpreendentemente, a Grécia, os EUA e Hong Kong ficaram pra trás”, escreveu o secretário geral da ITUC, Sharan Burrow, num comentário sobre o relatório (também em Inglês). “O nível de desenvolvimento de um país não indica se ele respeita ou não os direitos básicos às negociações coletivas, greves por condições decentes, ou simplesmente a sindicalização”.

Abaixo está a imagem das notas de todo o mundo. O vermelho mais forte representa menos proteção para os trabalhadores. Uma nota de 5+ significa que os conflitos ativos, como os da Síria e do Sudão, bloqueiam qualquer proteção legal aos trabalhadores.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s