A ciência da felicidade – Uma experiência sobre a gratidão

science of happiness

Original: vídeo “The Science of Happiness – An Experiment in Gratitude

De: SoulPancake, 11 de julho de 2013

Sugestões de Letranslator: talvez seja melhor você pôr o vídeo pra tocar em uma janela separada e ir lendo o texto. A marcação de tempo ajuda a não se perder.

Clique com botão direito – abrir em nova janela: http://www.youtube.com/watch?v=oHv6vTKD6lg (7 minutos)

Tradução do vídeo

0:00 — Cala a boca! [risos] O quê?! Espera aí… [risos] Eu fiquei tão sem graça…

0:20 — O que o(a) faz feliz? Diversão? Encontrar amigos? Boa comida? Ganhar dinheiro? Pense nisso: psicólogos provaram cientificamente que um dos fatores que mais contribuem para a felicidade na sua vida é quanta gratidão você demonstra. É, pense nisso. Preste atenção um segundo. Você pode me agradecer mais tarde, se quiser. Vai fazer você se sentir melhor, de acordo com este estudo (arquivo pdf: https://s3.amazonaws.com/site.soulpancake/Happiness01.pdf ). Você pode clicar para lê-lo se quiser. Ou então, continue assistindo, porque depois que vimos esse estudo, pensamos que seria divertido testar por nós mesmos. Selecionamos voluntários que foram usados como objetos de pesquisa. Primeiro, pedimos que respondessem a um teste. Eles não sabiam o que estávamos analisando, mas o teste nos deu uma boa idéia do nível de felicidade deles naquela hora.

1:01 — Pedimos que fechassem os olhos e pensassem em alguém que fosse realmente influente em suas vidas. Alguém que tivesse feito algo realmente incrível ou importante para eles. Pedimos que escrevessem o máximo possível para explicar por que essa pessoa era tão importante, e muitos deles pensaram que a experiência já tinha terminado nesse momento, até que realmente botamos pressão, e tentamos fazer com que ligassem para a pessoa em questão para ler o que tinham escrito sobre ela. [risos] — Obrigado, Jessica — Vamos tentar ligar pra sua mãe — Então, quem é essa pessoa importante pra você? — Essa pessoa é minha irmã Erika. — Vamos ligar pra Erika — [risos] OK! — Quem você escolheu? — Um amigo, Greg Aims — O nome dela é Dora — Meu professor de Contabilidade — Sério? É alguém com quem você ainda fala? — Não, eu assumo que ele já se foi… — Que pena…

1:43 — Manda bala! — Hmmm… sim… — O que você diria se a gente ligasse pra Dora? — Ah, podemos tentar, mas ela mora na Grã-Bretanha… — Na Grã-Bretanha!? — Ah, não, nunca sei de cor, é horrível. — Tudo bem, eu também não sei o número da minha mãe de cor. — Se é verdade que esses que já se foram estão nos olhando lá de cima, ele vai ouvir, vou continuar [risos]

2:05 — Olá querido! — Oi, como está? Tem um segundo? Onde você está, em um hotel? — Sim, estou num hotel. Você está me assustando, perguntando se tenho um segundo… — Não, não, eu estou participando de um show de TV e eles me pediram pra falar sobre a pessoa que mais me influenciou e eu escolhi você, agora me fizeram ligar pra você. — Ah, que legal!

2:27 — Oi, aqui é o Greg, não estou no momento — Fora da cidade, por favor grave sua mensagem. — Ah, vai — Alô? — Oi… Erika? Sou eu. — Certo, tenho que ler este parágrafo, está me ouvindo? — Sim, estou, continue. — Certo, certo. A pessoa que mais me influenciou foi minha mãe, Sra. Dawson, mãe solteira de dois filhos, trabalha muito duro e dedica tudo à sua família.

3:05 — Ei, Greg, aqui é a Loie… hmmm… esta vai ser uma mensagem vocal meio engraçada, espero que goste. — Sinto muito, muito, por te ligar às quatro da manhã! [risos] meu Deus! — Tenho que ler isto pra você, OK?  E você não pode falar nada, ou, sei lá, você pode até responder, mas provavelmente eu vou simplesmente continuar falando [risos] OK? — Está tudo bem? — Sim! Mas eu tenho que ler isto em voz alta pra você.

3:30 — A pessoa que teve o maior impacto na minha vida — além de Jesus Cristo, que é responsável pela minha existência — foi meu professor de Contabilidade na faculdade, ele tinha mais alegria e entusiasmo em seu trabalho que todos os outros professores que conheci. — Eu a amo demais, e ela sempre me motiva com pensamentos positivos, é uma mulher que sabe o que quer e nunca desiste antes de conseguir. — Ah, querido, não sei o que dizer, foi tão bonito! Eu… tenho que dizer que foi simplesmente maravilhoso. — Conheci o Greg em uma exposição de filmes independentes em Whitefish, Montana. Recentemente, tenho enviado um monte de pensamentos positivos ao Greg, porque ele anda sofrendo de graves problemas de saúde. Apesar de seus problemas de saúde, ele continua trabalhando e tendo prazer em coisas simples da vida, como sentar e conversar com sua esposa Janine no terraço.

4:22 — Erika é minha irmã mais velha e minha melhor amiga. ‘As vezes até parece que somos gêmeas! Ela é minha fã número um, e a pessoa que mais torce por mim.  Ela me faz feliz porque, apesar de todas as decisões erradas que tomo, ela ainda me ama em qualquer circunstância. — Sua amizade é tudo. Você é uma das pessoas mais importantes na minha vida. — Mesmo quando ela tiver um filho, muitos filhos, eu vou amá-la mais do que seus filhos! Tá, talvez não. Eu nunca vou esquecer de quando ela voou quase cinco mil quilômetros depois de um telefonema, só pra me ajudar depois de uma separação.

4:56 — Eu fui abençoada por ter você. Te amo. — Tchau… — Por que você fez isso comigo? — [gargalhada] Não sei, porque eles me convenceram! — Obrigado por ter atendido. Tchau, querida. — Eles me disseram “Aqui, você vai escrever essa carta”, e eu escrevi essa carta super longa que, você sabe, eu nunca escrevo, e de repente me disseram “Tá, agora vamos ligar pra ela, e você vai ler a carta pra ela” e eu disse “Quê?! Ai, p****”! [risos]

5:40 — Antes que eles fossem embora, demos mais um teste de felicidade para os voluntários, mas nós embaralhamos e reformulamos as questões para que eles não soubessem que estavam respondendo ao mesmo teste de novo. Aqueles que escreveram algo, mas que, por uma ou outra razão, não puderam ligar pra pessoa, tiveram um aumento de felicidade entre 2 e 4%. Bom, mas não exatamente incrível.  Agora, aqueles que ligaram e expressaram pessoalmente sua gratidão, tiveram aumentos entre 4 e 19%. Por isso, de qualquer forma, expressar sua gratidão vai fazer de você alguém mais feliz.

6:11 — Mas quer saber algo realmente interessante? A pessoa que teve o maior aumento de felicidade foi a pessoa que estava mais infeliz no começo do teste. O que isso quer dizer? Quer dizer que, se você estiver em um momento especialmente difícil, faça a mesma coisa e isso provavelmente terá um grande impacto em você. Confie em mim, eu estou de avental. Na verdade, quando fizer isso, filme e mande pra gente, seria incrível. Eu sou Julian, e você acabou de assistir Ciência da Felicidade.

Texto na página Youtube

“O que faz você feliz? Já se perguntou? Junte-se a nós para uma abordagem experimental sobre o que faz as pessoas mais felizes. Bastidores deste episódio em http://www.youtube.com/watch?v=ufmxRozpxNA&feature=youtu.be ”

Assista The Science of Happiness – Episode 2 aqui!http://youtu.be/ApoYwEeDNrc

Veja a pesquisa aqui! http://www.ppc.sas.upenn.edu/articles…
Responda com um vídeo explicando o que o(a) deixa feliz, e você poderá aparecer em um futuro vídeo da Ciência da Felicidade!

Inscreva-se para novos vídeos todos os dias da semana!
http://bit.ly/SoulPancakeSubscribe

Siga-nos no FACEBOOK: http://facebook.com/soulpancake
TWEET a gente: http://twitter.com/soulpancake
Visite nosso SITE: http://soulpancake.com
Compre nosso LIVRO! http://book.soulpancake.com

CREDITS:
Created by: Mike Bernstein & Matt Pittman
Director: Mike Bernstein
Producer: Matt Pittman
Cinematographer: Yuki Noguchi
Production Designer: Flower Cole
Editor: Casey McClelland
Colorist: Trevor Durtschi
VFX: Cameron Clark
Camera Operator: Charles Balch
1st AC | B Cam Op: Tony Corella
Gaffer | C Cam Op: John Woodsie
DIT: Jessica Blaize Hendricks
Sound Mixer/Boom Operator: Ben Adams
Sound Mixer/Sound Design: Matt Schwartz
Production Coordinator: William Cubbon
Art Director: Libby Wampler
Makeup: Taylor Tompkins
BTS Cinematographer: Blair Neighbors
BTS Editor: Oscar Castro

HOST:
Julian Huguet

FEATURED PARTICIPANTS:
Otto Graham
Odell Mack
Samantha Valdellon
Samira Sara
Loie V. Russell-Templton

MUSIC:
All songs by Lullatune
“”Little things swimming under a microscope””
“”The Hands of a Clock””
“”Brass Practice””
“”Riding a bike down a big hill and taking your feet off of the pedals””

BTS MUSIC:
“”Dance it, Dance All (Motel Costes Mix)”” by The Easton Ellises
“”Buddy Guy”” by Podington Bear (http://podingtonbear.com/)”

One thought on “A ciência da felicidade – Uma experiência sobre a gratidão

  1. O melhor, claro, seria botar legendas no vídeo, mas não sou muito bom nisso. A quem quiser fazê-lo, basta copiar o texto e usar nas legendas.

Leave a Reply

