GTA V: um debate fora de propósito sobre a violência

Este texto faz propaganda de um jogo de vídeo, mas ao mesmo tempo ele mostra como a mídia provoca polêmicas para vender produtos. Seu foco é diferente, mas ele concorda com a Parte 3 do Curso de Jornalismo Leconnector:

Texto original: http://www.marianne.net/GTA-V-un-debat-sur-la-violence-a-cote-de-la-plaque_a232292.html

Autor do Original: Alexandre Coste – Revista Marianne

Original publicado em 18 de setembro de 2013

A cada lançamento de jogo da Rockstar, a mesma ladainha cantada pela mídia, e o novo GTA não é exceção: “muito esperado, muito caro, muito bonito… mas também muito violento. O 5° capítulo de Grand Theft Auto, lançado ontem, causa debates novamente”, podemos ler em Le Parisien hoje de manhã.

GTA V : un débat sur la violence à côté de la plaque

Mas enfim, de que debate estão falando? É claro que o jogo é muito violento, mas sua venda é desaconselhada aos menores de 18 anos. Assim como alguns filmes são proibidos para menores. São os pais e apenas aos pais que precisam prestar atenção ao lazer de seus filhos.

E não se precisou de muito tempo para que um videozinho viral viesse à mostrar os verdadeiros responsáveis da influência nefasta que alguns video games podem ter sobre as crianças:

É evidente que, aos 11 anos, jogar GTA está longe de ser recomendado. É como ver filme pornô. Será que os pais dariam um DVD da Digital Playground ao garoto da mesma maneira? Claro que não. Será que eles deixariam sua prole assistir livremente a filmes como “Martyrs” ou “Irreversível”? Esperemos que não.

Há três anos, na época do lançamento do jogo Red Dead Redemption, eis o que dizia um dos desenvolvedores da Rockstar Games na BBC: “Nossos jogos não são desenvolvidos para o público infantil. Se você é pai e compra um de nossos jogos para o seu filho, isso quer dizer que você é um mau pai.” Ponto final.

Podemos pôr em questão, eventualmente, a advertência, que pode ser discreta demais, a ausência de uma verdadeira proibição à venda aos menores como nos Estados Unidos (mesmo se a nossa legislação mais permissiva tem a vantagem de permitir aos adolescentes suficientemente maduros jogarem esses jogos de conteúdo maduro) ou então a ignorância de alguns pais quanto aos lazeres digitais. Mas será que é necessário parar de produzir jogos destinados a adultos? Mais uma vez, a resposta é negativa.

GTA banalizaria a violência extrema, pode-se ler nos artigos preguiçosos, que exploram a polêmica fácil até o fim. O que dizer então dos escritos do Marquês de Sade? A venda de seus livros é proibida? São somente proibidos aos menores? Ninguém faz o processo da literatura a cada lançamento de uma obra extremamente violenta. No entanto, Deus sabe se os livros puderam ter uma influência nefasta sobre milhões de pessoas.

Paris Match que mostrava decapitações de sírios na semana passada podia ser comprado apenas por pessoas com mais de 18 anos de idade? Havia uma aviso sobre a capa pra avisar que o conteúdo da revista era particularmente chocante?

GTA V : un débat sur la violence à côté de la plaqueTalvez seja hora de considerar que os jogos digitais são uma forma de expressão artística em si mesmos e que por isso abordam temas diversos em gêneros variados. Paremos de focalizar somente sobre GTA e Call of Duty.

Essas são duas séries de jogos que são ao mesmo tempo violentas e extremamente populares, pode-se retorquir, e os recordes de venda o provam. E a isso pode-se responder que Candy Crush SagaRuzzleTemple Run têm certamente a mesma quantidade de adeptos pelo mundo, e que não se tratam de jogos realmente de terror.

Enfim, o quinto GTA é um jogo violento. E já começamos a perceber. É por isso que sua venda é desaconselhada aos menores de 18 anos, e isso está escrito na caixa. Se você é pai ou mãe, a você cabe julgar se o seu filho tem idade pra jogar ou não.

E aí, a gente pode se encontrar no lançamento de GTA VI pra repetir isso?

Tradução: letranslator.wordpress.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s